Fiat 500

O banco traseiro do Fiat 500 pode ser um espaço deveras inútil para a grande maioria dos seus proprietários, que certamente aceitariam abdicar dele em troca de uma verdadeira alma «pocket rocket». A pensar neste tipo de clientes, os italianos da Lucarelli Monza propõem a solução… Tendo como base o já respeitável Abarth 500 de 135 cavalos, os responsáveis desta empresa italiana desenvolveram o Abarth 500 Motore Centrale, um Fiat 500 transformado numa verdadeira máquina de ralis para a estrada.


Para conseguir isso, o motor 1.4 turbo foi transferido para uma posição central, logo atrás do banco do condutor, e ganhou nova turbina Garrett, pistões e sistema de alimentação melhorados, duas saídas de escape directas, 233 cavalos de potência e um binário máximo de 330 Nm.
E foi devido ao forte aumento do binário que os responsáveis da Lucarelli Monza decidiram alterar o equilíbrio de peso e passar toda a mecânica para a rectaguarda, com direito a uma entrada de ar do lado esquerdo da carroçaria, tal como os melhores desportivos.

Fiat 500 / 230  CV


O eixo traseiro é «alimentado» por uma transmissão manual de cinco velocidades, com diferencial de deslizamento limitado e controlo electrónico. A nova suspensão traseira ganhou amortecedores Bilsten, e os travões originais foram substituídos por discos maiores, com pinças de quatro pistões, tudo para permitir o melhor controlo do modelo que agora acelera dos 0 aos 100 km/h em apenas 4,7 segundos. A empresa italiana anuncia uma velocidade máxima na ordem dos 240 km/h.


A Lucarelli Monza planeia construir 30 unidades do Abarth 500 Motore Centrale R230 por ano, mais uma quantidade ainda por definir da versão R280 Pista. Como o próprio nome indica, será uma versão para competição com menos 100 kg de peso, suspensão ajustável, e mais de 280 cavalos de potência que devem permitir-lhe uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em 3,9 segundos e uma velocidade máxima na ordem dos 260 km/h.

Vídeo Fiat 500 com 230 cavalos

Fiat 500: máquina com 230 cavalos de potência
in: http://www.autoportal.iol.pt/noticias/novidades/abarth-500-motore-centrale-motor-central-traccao-traseira-e-mais-de-230cv