Corsa OPC

A versão mais potente de sempre do Corsa, a edição especial e limitada “OPC Nürburgring”, chega ao mercado português em Setembro próximo. O novo desportivo da marca alemã insere-se na recém-renovada gama Corsa e, com produção prevista de apenas 500 unidades, oferecerá “uma rara combinação de pura performance e dinâmica”.

O Corsa OPC ‘Nürburgring Edition’, que sublinha a ligação da Opel ao mítico circuito de 21 quilómetros desenhado nas montanhas Eifel, perto de Nürburg, na Alemanha, está equipado com variante «super-vitaminada» do conhecido motor 1.6 Turbo a gasolina, com potência aumentada para expressivos 210 cv.

Corsa OPC : mais potente do que nunca!

A potência extra é obtida através de modificações operadas ao nível da gestão electrónica do motor e do turbocompressor, bem como pelo novo escape de contrapressão reduzida e pela conversão para combustível de índice de octano 98. A potência máxima do motor 1.6 Turbo OPC passa de 192 cv para 210 cv, valor que se traduz agora num valor de potência específica de 131,4 cv por litro. O binário máximo (230-266 Nm na versão OPC de 192 cv) também aumenta para 250 Nm e para 280 Nm quando a função ‘overboost’ da sobrealimentação é activada.

Quem ficou a ganhar foram as performances: chegar aos 100 km/h leva agora 6,8 segundos e a velocidade máxima estima-se nos 230 km/h, bem melhores do que os 7,2 segundos e 225 km/h da versão «normal», até «bate» os 6,9 segundos e 225 km/h do actual Clio RS.

Para optimizar a tracção e garantir que a potência é eficazmente transmitida à estrada, esta edição especial está equipada com diferencial autoblocante mecânico de discos múltiplos.

Novo corpo para o Corsa OPC

Também o chassis foi alvo de alterações. A altura ao solo foi reduzida e a suspensão adopta agora novos conjuntos mola/amortecedor desenvolvidos em parceria com a Bilstein. O sistema de travagem passa a integrar discos dianteiros de baixo peso, provenientes dos especialistas Brembo, com pinças e pastilhas de elevado rendimento.

Por fora, o Corsa OPC ‘Nürburgring Edition’ distingue-se pelas duas novas cores exclusivas – verde ‘Grasshopper’ e vermelho ‘Henna’ – bem como novas jantes de alumínio forjado de 18 polegadas pintadas em cinza escuro brilhante. Outras características que distinguem o ‘Nürburgring Edition’ do actual Corsa OPC são o spoiler dianteiro e a dupla ponteira de escape em aço inoxidável, bem como os logótipos ‘Nürburgring’ colocados nos pilares B.

O habitáculo revela o lettering «Nürburgring» a preto e vermelho colocado nas embaladeiras. Os forros dos bancos, do travão de mão e da alavanca da caixa de velocidades apresentam pespontos decorativos a branco. Nos bancos-bacquets dianteiros Recaro está gravado o logótipo ‘Nürburgring’ e a armação central do volante possui acabamento em preto lacado.

A essência do Corsa OPC ‘Nürburgring Edition’ é eloquentemente resumida pelo piloto, embaixador da marca Opel e instrutor do Opel Race Camp OPC, Joachim Winkelhock: «Guiamos, guiamos, guiamos – e não nos apetece parar».

A nova edição limitada ‘Nürburgring Edition’ do Corsa OPC vai ser comercializada em Portugal a partir do próximo mês de Setembro, podendo desde já ser encomendada nos distribuidores da rede Opel.

Corsa OPC: mais potente do que nunca!
in:
http://www.autoportal.iol.pt/noticias/novidades/opel-corsa-gtc-nurburgring-edition-chega-a-portugal-em-setembro